Pages

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Glossofobia

Medo de falar em público ou medo do palco é também denominado como Glossofobia. Muitas pessoas experimentam algum grau de ansiedade antes de falar em eventos; porém a maioria consegue superar isso, não importa quão desagradável possa ser
Em caso de glossofobia extrema, no entanto, os indivíduos simplesmente congelam antes de se apresentar em público. Eles podem ser incapazes de falar. Eles podem sentir boca seca, começam a suar, tremer ou ter palpitações.

Nem é preciso dizer que glossofobia pode levar a situações altamente embaraçosas. As pessoas com medo de falar em público tendem a tentar evitar essas situações completamente. Empresários podem experimentar reveses profissionais devido à sua incapacidade para fazer apresentações. Glossofobia também pode surgir subitamente em atores experientes e músicos que podem começar a achar difícil fazer shows e eventos. Até pilotos e tripulação de cabine de aviões com medo de falar em público podem abster-se de fazer anúncios em áudio.

Os sintomas do medo de falar em público

Sinais e sintomas do medo de falar em público comuns incluem ansiedade ou nervosismo antes do evento que envolve falar para um grupo de pessoas. Isso inclui trabalhos na escola, seminários na faculdade, apresentações no trabalho, até mesmo cumprimentar pessoas que estão em um grupo.
Os sintomas físicos da Glossofobia incluem:
  • Ataques de pânico caracterizados por sudorese ou tremores
  • Boca seca
  • Náuseas e vômitos em casos extremos
  • Rigidez nos músculos do pescoço e nas costas
  • Voz tensa e fraca ou trêmula
Além destes sintomas físicos, sintomas verbais e não verbais também podem se manifestar, como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

Causas de Glossofobia

A causa exata da Glossofobia é desconhecida, mas é provável que certos eventos traumáticos no passado quando criança ou mesmo já como adulto podem ter levado a esse medo de falar em público. Muitas vezes o indivíduo que lida com esta fobia pode evitar falar em público por tanto tempo que o que era uma ansiedade normal ansiedade normal, pode se transformar em um pânico quase incontrolável.
A maioria dos indivíduos que sofrem com o medo de falar em público também estão com pouca auto-estima, esperam a perfeição em tudo que fazem, buscam a aprovação constante, ou esperam o fracasso.

Tratamento para Glossofobia

Há muitos remédios fitoterápicos e homeopáticos que podem ajudar a acalmar a ansiedade experimentada antes dos eventos que envolvem falar em público. Acônito ou Gelsemium pode ser recomendado por homeopatas com base no histórico exato, sintomas, bem como a natureza e temperamento do indivíduo. Remédios de ervas, como erva-cidreira, lavanda e flor da paixão também podem ajudar a acalmar os nervos antes de um evento que exija falar em público.

Em caso de tratamento tradicional ou ortodoxo para Glossofobia, beta-bloqueadores podem ser prescritos para a ansiedade suave, controlando agitação ou tremor e também para diminuir a frequência cardíaca. Há várias restrições ao tomar estes medicamentos: deve-se especialmente falar com um médico sobre estes medicamentos quando se sofre de diabetes, depressão ou doenças cardíacas etc.

Muitos cursos de falam em público, associações e clubes são dedicados a ajudar as pessoas a aliviar essa fobia tão comum. Terapia de fala, terapia cognitivo-comportamental e aconselhamento também podem ajudar.
Remédios alternativos ou complementares como a hipnose, visualização positiva, meditação e até mesmo acupuntura podem ser tratamentos válidos na busca por superar o medo de falar em público.

Fonte: psicoativo

0 comentários: