Pages

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Confraternização

Confraternização vem da palavra latina confraternitas , que tem como raiz frater, que significa irmão. De onde originam-se também fraterno e fraternidade. Confraternização então seria um encontro onde as pessoas celebram a união e a amizade entre elas, de modo que esse encontro as aproxime ainda mais, assim como irmãos são próximos.

Confraternização é um substantivo feminino, e seu significado também está ligado a ideia de multiplicar e compartilhar, com a ideia de conviver fraternalmente com outras pessoas, com o ideia de uma socialização.


Confraternização é sempre uma reunião informal, que acontece entre amigos, colegas de escola, colegas de trabalho e etc. Muitas vezes acontece em datas especiais do ano como no fim do ano, no natal, páscoa, ou no aniversário de alguém.

Em geral, numa confraternização as pessoas que dela participam tem algum tipo de conexão entre si. Pode ser um gosto musical, o trabalho, a escola, um hobby, um clube, ou algum grau de parentesco.

Nas confraternizações de empresas, o confraternizar, além de buscar fortalecer os laços de amizade e companheirismo entre os colaboradores, algumas vezes também funciona como treinamento de pessoal, visando aumento de produtividade. Quando esse é o caso, no meio empresarial temos o chamado team building, que significa “construindo equipe”.

Nesse tipo de confraternização/treinamento os funcionários serão colocados diante de desafios, que exijam trabalho em grupo, como arvorismo, caça ao tesouro, gincanas, rafting, jogos diversos, canoagem e etc.


Em confraternizações, é muito comum a utilização das chamadas dinâmicas de confraternização, que são jogos e brincadeiras que procuram fazer com que todos se envolvam e participem, todos se divirtam e interajam entre si, promovendo harmonia e solidariedade. Muitas vezes essas dinâmicas também trazem reflexões sobre valores morais e nossas atitudes na vida e em relação as pessoas próximas.

As ONU (Organização das Nações Unidas) estipulou o dia primeiro de janeiro como sendo o Dia da Confraternização Universal. A ideia das Nações Unidas é a de que esse dia seja um momento de reflexão para todos os povos da terra, sobre nosso convívio e nossos problemas cotidianos que com mais tolerância, diálogo e confraternização poderiam ser muito mais facilmente resolvidos.

Texto: significadosbr

0 comentários: