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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Psicologia Transpessoal

A psicologia transpessoal é uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "quarta força", sendo a primeira força a Psicanálise, seguida do comportamentalismo, e do Humanismo. É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl G. Jung, Maslow, Viktor Frankl, Fritjof Capra, Ken Wilber e Stanislav Grof. Surgiu em 1967 junto aos movimentos New Age nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua Psique, conectando-se a outras realidades, procurando pela Verdade, de forma a entender sua existência e ajudar a si próprio.

A psicologia transpessoal tem entre seus objetos de trabalho e pesquisa os estados não ordinários de consciência que abrangem vários técnicas como a hipnose, a meditação, o relaxamento, e (no campo da pesquisa) experiência com alucinógenos (Grof, Huxley) e estados místicos das tradições religiosas mundiais. Ken Wilber, um dos seus principais teóricos, em O Espectro da Consciência propõe uma cartografia do ser que abrange do físico ao psíquico e deste ao espírito. Por isso a transpessoal tem atraído cientistas, especialmente da física, como Goswami e Rocha Filho, que fazem a conexão entre o conhecimento científico padrão e as observações e proposições transpessoais. Assim, a psicologia transpessoal abrange o ego, como as demais escolas de psicologia, e os estados além do ego (transpessoal), inclusive nas suas manifestações aparentemente materiais. No Brasil a psicoterapia transpessoal encontrou ressonância com a tradição espírita, e os fenômenos mediúnicos passaram a ser estudados no contexto dos estados alterados de consciência.

Considerando que alguns dos teóricos desta abordagem não provêm da medicina ou da psicologia, mas sim das ciências exatas ou naturais, e que alguns fenômenos estudados por esta abordagem tem excedido os limites da psicologia acadêmica oficial, pesquisadores e terapeutas contemporâneos vêm denominando-a simplesmente de Transpessoal. Essa alteração de nomenclatura representa uma ruptura da ligação exclusiva com a psicologia, permitindo que estudiosos de outras áreas do conhecimento, interessados nos estudos transpessoais, possam participar de estudos e pesquisas em situação de igualdade com os médicos e psicólogos.

Como vem acontecendo com relação à psicologia analítica, também a transpessoal tem construído um diálogo produtivo com a física moderna e contemporânea, especialmente na busca da compreensão dos fenômenos que violam princípios energéticos e temporais, e que são estudados na linha de pesquisa Física e Psicologia. Com isso a psicologia transpessoal amplia gradualmente seu campo de ação, e hoje pode-se encontrar educadores, biólogos, filósofos, odontólogos e outros profissionais envolvidos em estudos e pesquisas desta abordagem.

História e Críticas

Havia um grande descontentamento com as escolas de pensamento Behaviorista e Freudiana, durante a década de 1950, assim como se enraizava, nesta época, revoltas contra o modelo conservador de vida e política. É o início do grande debate que resultaria nas revoltas surgidas posteriormente na França que se espalharam para todo o Globo.

Críticas ao Behaviorismo

Maslow era um dos críticos descontentes com a atual ideia da psicologia; ele achava que o Behavorismo, que estudava o comportamento humano através do comportamento animal, não condizia com o estudo da mente humana, muito mais complexa, envolvendo razão, sentimento, aprendizado superior, liberdade pessoal, livre-arbítrio, a arte e a ciência, e também pontos negativos, e próprios do ser humano, como ódio, mágoa, e tendência para fazer o "mal", como uma luta pelo melhor para si próprio, e também falava da falta de definição dos comportamentos patológicos, únicos do ser humano. Críticava também a ênfase no estudo do comportamento, em detrimento à consciência.

Vale ressaltar que essas críticas de Maslow se referem ao Behaviorismo de Watson. Outras correntes behavioristas estudam a maior parte dos fenômenos assinalados por Maslow, apesar de analisá-los em uma perspectiva e paradigma diferente da Psicologia transpessoal.

Críticas à Psicanálise

Já sua crítica à psicanálise, consiste no reducionismo de toda a mente para a líbido e o inconsciente. Além de tratar o humano como "doente por natureza", cuidando apenas dos aspectos patológicos humanos. Outra crítica comum está na restrição e prejuízos que rótulos diagnósticos como histeria, psicose e neurose grave podem gerar, segundo eles, ao fazer com alguém se identifique e seja identificado com o diagnótico. Segundo alguns autores transpessoais o ser humano deve viver livre de rótulos para alcançar sua plenitude.

Nascimento do Humanismo

Algum tempo depois Maslow juntamente a Anthony Sutich fundam a Associação de Psicologia Humanista (Association for Humanistic Psychology) e lançam um jornal para divulgar a escola. Foi muito bem aceito por um grande número de psicólogos, sendo que muitos contribuíram com suas teorias naquela mesma época, como Carl Rogers, autor da Abordagem Centrada na Pessoa (ou Cliente); Viktor Frankl, com a escola do "sentido da vida", a Logoterapia; Fritz Perls e sua Gestalt-Terapia; e Alexander Lowen com a Bioenergética. A ênfase destas teorias humanistas está no presente, no aqui e agora, e na capacidade de mudança, de escolha, baseado nas escolas filosóficas Fenomenologia e Existencialismo, respectivamente. Também enfatiza os sentimentos, tanto na vida, como na terapia e a congruência.

Dentro do próprio berço, e dos próprios fundadores do humanismo, foi crescendo a idéia que algo faltava a esta escola Humanista: o aspecto espiritual.

Por Que Uma Nova Corrente de Pensamento?

Era, a década de 1960 muito conturbada, devido às várias novas ideologias, e a "importação" de filosofias orientais de vida, como o panteísmo oriental, Hare Krishna, o Zen-budismo, o Taoísmo, entre outras. No Vietnã a guerra explodia de vez, e em Paris os estudantes se revoltavam; o mundo estava precisando acreditar em uma esfera superior, espiritual.

Experiências como a meditação transcendental, a transe, a efervescência cultural e científica abriram portas para uma nova abordagem na psicologia, voltada para o que há de mais interior do ser humano, o espírito.

Enfim, a Psicologia Transpessoal

Para Maslow, e Sutich, que não aceitavam mais suas próprias teorias por completo, pois faltava o fator espiritual, e os fatores incomuns da consciência, foi um pulo até aceitar as idéias de Stanislav Grof, que falava dos estados alterados da consciência e estruturas diferentes, como o estado de vigília, o inconsciente freudiano e o inconsciente coletivo, entre outros. A esta nova abordagem, nascida em 1967, foi dada o nome Transpessoal.

Críticas à psicologia transpessoal

Alguns críticos crêem que a mecânica quântica, a peça central da física moderna, tem sido interpretada equivocadamente para que implique que a mente afeta a realidade e que o universo é interconectado e não pode ser entendido pela mera redução às partes. Mas esta pode ser uma crítica simplista do compartilhamento de conhecimentos entre as ciências exatas e as demais áreas do conhecimento humano. Estudiosos respeitados da psicologia analítica e da psicologia transpessoal brasileira, como Pierre Weil (da UNIPAZ), Monteiro de Barros (2008) (da Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), Rocha Filho (2007) (da PUCRS), Roberto Crema (2003) (da UNIPAZ) e Guimarães (2004), têm proposto que a natureza apresenta um aspecto psicóide bastante objetivo, que se manifesta frequentemente à revelia da temporalidade, e que modelos analógicos para estes fenômenos podem ser buscados na física, especialmente na noção de interação quântica. As conjeturas que fazem não são infundadas ou extravagantes, pois partem de observações de eventos da clínica psicológica e vão à ciência buscar naquilo que o conhecimento científico oferece ao menos uma perspectiva de solução.

É fato que nenhum argumento físico requer que a mecânica quântica tenha uma papel central na descrição da consciência humana, no entanto a não-localidade característica das relações quânticas sugere que há conexões instantâneas através do universo. A física moderna, incluindo a mecânica quântica, permanece completamente materialista e reducionista, mas é preciso considerar que a física tem sua atenção focada nos mecanismos de ação, e não nas causas dos fenômenos. Neste sentido, a física pode contribuir apenas para a compreensão de UM aspecto da realidade, e não todos, e não há razões objetivas que impeçam o uso do conhecimento físico, pelo menos de forma analógica, pelos estudiosos do fenômeno psíquico, da filosofia e até da religiosidade.

De fato, as críticas quanto à utilização do conhecimento físico por outras áreas do saber em geral se fundamentam justamente no conhecimento parcial gerado pela ultra-especialização, ou superespecialização, que leva à percepção equivocada de que as ciências físicas estudam "A" descrição do universo, e não apenas "UMA" descrição possível. A disseminação da tecnologia na sociedade contemporânea é, em grande parte, uma prova do sucesso da física moderna, no entanto é importante que esse sucesso não obscureça o fato de que qualquer julgamento de validade de uma suposição deve ser feito no âmbito mais amplo dos conhecimentos envolvidos, e não de apenas uma parte deles, por mais relevante que possa parecer aos que a estudam.

Aspectos Principais

A Psicologia Transpessoal vê o homem como um todo, composto de corpo, alma e espírito, capaz de escolhas, capaz de transcender o limite físico do corpo, viajando fora do Espaço-tempo das teorias cartesianas de Newton, já ultrapassadas pelas teorias Quânticas e Relativas da física. Aliás, é a união destas teorias com a psicologia, que já foram estudadas, anteriormente, por Carl G. Jung, que dá a base para a Psicologia Transpessoal como Ciência.

Jung já escrevia em seus textos sobre a qualidade física da mente, citando a "energia da mente", os símbolos que canalizam esta energia e algo que liga a mente, como uma "central", mas que ele mesmo não soube explicar perfeitamente. Estudos científicos tentam encontrar estes conceitos na natureza, de uma forma a "cientificar" a idéia religiosa do Panteísmo, através da Física Quântica.

A Psicologia Transpessoal aceita especialmente estes preceitos, e adiciona a capacidade do ser humano de alterar os estados da consciência, para alcançar uma dimensão diferente da normal (vigília) chamada comumente de "Consciente".

Definições de Psicologia Transpessoal

Lajoie e Shapiro (1992) revisaram quarenta definições de psicologia transpessoal citadas na literatura entre 1969 e 1991 e selecionaram os cinco principais temas encontrados nessas definições. 1) Estados alterados de consciência; 2) o Eu superior; 3) além do ego ou além do self pessoal; 4) transcendência e 5) espiritualidade. Walsh e Vaughan (1993) fizeram críticas a muitas das definições de psiclogia transpessoal, por estarem carregadas de pressupostos ontológicos e metodológicos. Eles também desafiaram as definições que ligam a psicologia transpessoal apenas a estados saudáveis, ou à Filosofia Perene. Esses autores definiram a psicologia transpessoal como um ramo da psicologia ligado às experiências transpessoais e fenômenos correlatos, destacando que "Esses fenômenos incluem as causas, efeitos e outros correlatos de experiências transpessoais, bem como as disciplinas e práticas inspiradas por esses fenômenos" (Walsh & Vaughan, 1993, p.203).

Prefere-se a adoção do termo no plural ("psicologias transpessoais"), ao invés de "psicologia transpessoal", dado as grandes diferenças conceituais existentes entre os diferentes modelos teóricos de psicologia transpessoal.

Conceitos Básicos


  • Tudo está ligado através de uma rede de inter-relações, de caracter não material, que está em harmonia; o Todo integrado. Uma analogia interessante quanto a isso vem da física, com a não-localidade, como estudado por David Bohm e John Bell.

  • Estuda os estados conscientes de uma forma geral, e se detém no estado alterado de consciência chamado Transpessoal.

  • O homem é um todo, e não suas partes estudadas separadamente. Este conceito é tomado emprestado da Gestalt: "O todo é mais que a soma de suas partes".

  • Por isto, é uma ciência holística, e transdisciplinar, que abrange muitas teorias, tais como a Física (ver física e psicologia), a Biologia, a Linguística, a Antropologia, a Sociologia, a Neurologia, entre outras.

  • É uma ciência, e não magia ou religião, isto abordaremos a seguir.

  • Além dos cinco sentidos (que são sintetizados em cinco, já que, na verdade, o ser humano beira os 30 sentidos, já estudados pela ciência) , o homem pode entrar em contato com outras dimensões através de exercícios de alteração de consciência.

  • A consciência é não-material e, portanto, indestrutível, permanecendo antes da vida e após a morte. OBS: não confundir com reencarnação e outros conceitos religiosos.

  • A hipnose, por ser um estado alterado de consciência também é usada, mas em consenso entre o cliente e o terapeuta.

Níveis de consciência

1) A sombra - aqui o homem têm seu Self distorcido, ele aliena várias porções da Psiquê em detrimento de alguma que causa incongruência. É um nível negativo e patológico

2) Ego - é o nível superficial da consciência, onde o homem se identifica com uma imagem criada, seu self indivídual, sem se interessar profundamente em questões sociais ou ecológicas, ou seja, pensando em si próprio.

3) Biossocial - neste nível o homem tende a ter uma preocupação com o outro, enxergando também o que o rodeia. Ele aceita uma responsabilidade perante os outros, e pelo ambiente natural.

4) Existencial - o homem encontra, neste nível, a ligação entre corpo/mente, que tende a auto-organização, é ligado a um alto grau de desenvolvimente e auto-atualização. É o grau perfeito para a filosofia e o humanismo. Emoção e razão se unem para o crescimento.

5) Transpessoal - este é o nível que esta escola estuda, é o nível mais profundo que, hoje em dia, consegue-se chegar. É um nível aproximado das experiências místicas, onde tudo está imerso no todo, o Tao, como uma gota d'água no oceano, mas não de uma forma linear, cartesiana. Os limites do Ego são ultrapassados. É possível entrar em contato com o inconsciente coletivo, entre outros fenômenos relacionados. Há quem diga que é possível fenômenos como precognição e telepatia, mas estes não são considerados comuns ou científicos, pois estão dentro da parapsicologia, mas ainda assim são válidos dentro da teoria.

Mitos e crendices

É importante ressaltar que esta é uma teoria de certo modo polêmica, já que se opõe a paradigmas e traz conteúdos ainda sem um estudo conclusivo. Por estas razões há alguns mitos:

1) Psicologia transpessoal não é magia nem religião; é uma ciência séria que busca, através de sua trans-disciplinaridade, uma forma de ver e entender o homem no universo, e o homem como parte deste universo, por meio do estudo da consciência.

2) A técnica de regressões à vida passada não é um conteúdo aceito por todos os psicólogos transpessoais, por não ser científico, e deve-se ter cuidado quando se fala sobre este tema, relacionando com Psicologia Transpessoal. Há terapeutas que se utilizam desta técnica, mas não significa que seja aceito no meio acadêmico como conceito científico. O principal problema desta técnica é atrelá-la a existência de vidas anteriores, adentrando no campo da crença. A utilização da mesma sem esse caráter religioso, tomando a experiência apenas como a criação de uma realidade pela mente humana (como os sonhos) é aceita e tem se mostrado uma técnica eficaz.

Psicologia Transpessoal no Brasil

Segundo o pesquisador Aurino Lima Ferreira, em seu livro Psicologia Transpessoal no Brasil: História, Conquistas e Desafios:
"Na história da psicologia brasileira dois nomes destacam-se como os “pais” da psicologia transpessoal: o primeiro é o do psicólogo Dr. Pierre Weil, curiosamente uns dos fundadores do conselho de psicologia, que além de ter sido pioneiro na introdução da teoria transpessoal no campo acadêmico, percorreu nas décadas de 80 e 90 várias regiões do país divulgando e anunciando o surgimento dessa nova escola no mundo acadêmico; até a sua morte atuou com contribuição teórica inestimável, bem como montou centros formadores espalhados por todo Brasil e a Universidade Internacional Holística da Paz em Brasília. O segundo é Léo Matos que influenciou intensamente a formação das primeiras gerações de psicoterapeutas transpessoais, além de ter aberto, com seus cursos na Índia, um canal de comunicação com as psicologias orientais.
A abordagem transpessoal vem gradativamente se inserindo no espaço acadêmico formal brasileiro desde os anos 70, inicialmente através do pioneirismo de Pierre Weil e Léo Matos que introduziram a primeira disciplina de psicologia transpessoal na Universidade Federal de Minas Gerais.
De acordo com levantamento efetuado por Lisboa e Barbosa (2009), temos um total de 37 universidades públicas federais (dentre elas, a UFRN) que oferecem curso de psicologia, sendo encontrado neste universo de cursos um total de 6 (16,22%) universidades que apresentavam na grade curricular do curso de graduação temáticas envolvendo a psicologia transpessoal. Não foram levantados dados de universidades e faculdades particulares, o que com certeza elevaria em muito esses números.
Os dados coletados sugerem a inserção da psicologia transpessoal no espaço acadêmico, apontando, portanto, o seu reconhecimento e legitimação na formação inicial dos psicólogos brasileiros.
Foram encontrados um total de 9 cursos de especialização que tratam da temática da psicologia transpessoal. Sendo 7 cursos de especialização específicos de psicologia transpessoal. As universidades federais de Pernambuco e da Paraíba apresentam disciplinas nos cursos de especialização que tratam da abordagem transpessoal. Todos os cursos de especialização investigados apresentam os requisitos necessários ao seu funcionamento, sendo todos reconhecidos pelo MEC.
Além desses cursos de especialização, há ainda no contexto nacional, agências formadoras que realizam sistematicamente a formação em pós graduação de psicólogos transpessoais, e que mesmo não vinculadas diretamente a uma universidade, são reconhecidas como centros formadores de excelência, tais como a Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpessoal (ALUBRAT), a Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal (ABPT), a Rede Nordestina de Psicologia Transpessoal, a PHOENIX – Centro de Estudos Transpessoais, o Terra Viva e o Espaço Ser e Transcender.
Foram levantados dois programas de pós-graduação que oferecem a disciplina transpessoal para alunos de mestrado e doutorado, além de apresentarem linhas de pesquisa sobre a Psicologia Transpessoal.
A UNICAMP foi uma das primeiras universidades brasileiras a oferecer a disciplina de psicologia transpessoal, disponibilizando em sua biblioteca virtual um acervo de dissertações e teses enfocando a temática transpessoal. A UFPE apresenta um Núcleo de Pesquisa no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) que oferece uma linha de pesquisa especifica em Psicologia Transpessoal, além de uma disciplina de Psicologia Transpessoal que atende alunos do mestrado e doutorado".
 Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Doenças - Tipos e como Surgem

TIPOS DE DOENÇAS


1. DOENÇAS FÍSICAS


As doenças físicas são meras circunstâncias ocasionais, não radicadas a vidas anteriores, são desajustes passageiros do metabolismo orgânico, por efeito de transgressões atuais.
A disfunção orgânica é um estado que poderíamos chamar de “estado alterado de qualquer órgão por apresentar uma doença”.
O que existe na disfunção orgânica são moléstias ou distúrbios provocados por algum excesso de esforço, exagero alimentar, acidente, contaminação bacteriana, virótica, etc., que prejudica algum órgão de funcionar como deveria, criando a indisposição. A indisposição orgânica pode ser curada pela medicina material.


2. DOENÇAS ESPIRITUAIS (CÁRMICAS)

São as doenças provenientes das nossas vibrações (Pensamentos e Sentimentos)
O acúmulo em nosso perispirito de energias nocivas geram a auto-intoxicação fluídica, e quando estas energias descem para o organismo físico criam o campo energético propício para a instalação das doenças que afetam todos os órgãos vitais, tais como coração, fígado, pulmões, arrastando um corolário de sofrimentos.
As energias nocivas provocam as doenças espirituais. Enquanto persistir as energias nocivas no perispírito a cura não se completará. Pode-se dizer que o corpo queima para que o espírito se purifique.
Como diz Emmanuel: “As chagas da alma se manifestam através do envoltório humano e o corpo doente reflete o panorama interior do espírito enfermo”.
As curas, portanto, não se podem dar a não ser quando o processo reabilitador chegue a seu termo, ou seja, que cesse a causa que gera a doença que é a transformação moral do indivíduo.

3. DOENÇAS ATRAÍDAS OU SIMBIÓTICAS

Uma criatura colérica, vibrando sempre maldades e pestilências, o que pode atrair senão as mesmas coisas?
Essa atração gera uma simbiose energética, que pela via fluídica, nos causa a percepção da doença que está afetando o organismo do Espírito que está imantado energeticamente em nós, provocando a sensação de que a doença está em nós, pois sentimos todos os sintomas que ele sente. Aí vamos ao médico e ele nada encontra.
Diz, ainda, André Luiz: “que, se a mente não conseguiu, ainda, disciplinar e dominar suas emoções e alimenta paixões (ódio, inveja, vingança), entrará em sintonia com os irmãos do plano espiritual, que emitirão fluidos maléficos que irão impregnar o Perispírito do encarnado, intoxicando-o com essas emissões mentais, podendo levá-lo até a doença”.

O QUE É DOENÇA CÁRMICA

O que é uma doença? Seria a doença um mal de fato?
A curadora norte-americana Barbara Ann Brennan, na obra “Mãos de Luz”, nos apresenta um raciocínio muito interessante: “Toda doença é uma mensagem direta dirigida a você, que lhe diz que você não tem amado quem você é, nem se tratado com carinho a fim de ser quem você é”.
De fato, todas as vezes que nosso corpo apresenta alguma “doença”, isto deve ser tomado como um sinal de que alguma coisa não está bem.
A doença não é causa, é consequência. Toda causa de doença é proveniente das energias negativas que circulam por nossos organismos espiritual e material.
O controle das energias é feito através dos pensamentos e dos sentimentos, portanto se possuímos energias que nos causam doenças é porque somos indisciplinados mental e emocionalmente.
André Luiz nos diz no livro Nos Domínios da Mediunidade: “Assim como o corpo físico pode ingerir alimentos venenosos que lhe intoxicam os tecidos, também o organismo perispiritual absorve elementos que lhe degradam, com reflexos sobre as células materiais”.

A MECÂNICA DAS ENERGIAS EM NOSSO ORGANISMO


Nós recebemos permanentemente energia vital, que vem do cosmo, da alimentação, da respiração e da irradiação das outras pessoas e a elas imprimimos a energia gerada pelo que pensamos e sentimos.
Primeiro ocorre uma reação química, em seguida a metabolização e após a irradiação, portanto somos responsáveis por emitir boas ou más energias às outras pessoas.
A energia que nós irradiamos aos outros, estará impregnada com a nossa carga energética, isto é, carregada das energias dos nossos pensamentos e dos nossos sentimentos. Portanto vigie o que pensa e sente.

COMO SURGEM AS DOENÇAS CÁRMICAS

A cada pensamento, emoção, sensação ou sentimento negativo o perispírito adquire imediatamente forma mais densa, sua cor fica mais escura, isso pela absorção de energias nocivas.
Durante os momentos de indisciplina, o homem mobiliza e atrai fluidos primários/grosseiros, os quais, convertem-se num resíduo denso e tóxico.
Devido a densidade estas energias nocivas não conseguem descer de imediato ao corpo físico e vão se acumulando no perispírito.

ACÚMULO DE ENERGIAS NOCIVAS NO PERISPÍRITO

 
Com o passar do tempo, as cargas energéticas nocivas que não forem dissolvidas ou não descerem ao corpo físico, formam manchas e placas que aderem à superfície do perispírito.
As manchas e as placas comprometem o funcionamento do perispírito, e se agravam quando a carga deletéria acumulada é aumentada com desatinos da existência atual.

VIDAS MICROSCÓPIAS QUE CAUSAM DOENÇAS

A medicina explica em seus tratados didáticos, que no organismo do homem existem, desde o seu nascimento físico, os micróbios, bacilos, vírus, bactérias, capazes de produzirem muitas espécies de doenças humanas.
Porém, graças a essa quantidade ínfima de cada tipo de vida microscópica existente, eles não causam incômodos, doenças ou afecções mórbidas, pois ficam impedidos de uma proliferação além da “cota-mínima” que o corpo humano pode suportar sem adoecer.
No entanto, quando esses germens ultrapassam o limite de segurança biológica fixado pela sabedoria da Natureza, motivado pela presença de energias nocivas no corpo físico, eles então se proliferam e destroem os tecidos do seu próprio “hospedeiro”, resultando então as doenças.
A Causa da proliferação das vidas microscópicas são:


• Energia física densa que surge no plano físico provocam as doenças físicas. São mais fáceis de curar, exigem cuidados físicos.
• Energia espiritual densa vindas do perispírito provocam as doenças espirituais. São mais difíceis de curar, exigem além de cuidados físicos os cuidados morais.

O QUE ACONTECE QUANDO AS ENERGIAS NOCIVAS CHEGAM AO CORPO FÍSICO

Partindo, portanto, das estruturas energéticas do perispírito na direção do corpo, em ondas sucessivas,essas radiações nocivas criam áreas especificas nas quais podem se instalar ou se desenvolver vidas microscópicas encarregadas de produzir os fenômenos compatíveis com os quadros das necessidades morais para o indivíduo.
Essas vidas microscópicas são as bactérias, bacilos, vírus, etc, que se alimentam destas energias nocivas, portanto, quando essas energias chegam ao físico conseguem se multiplicar mais rapidamente e em consequência causam as doenças.

AÇÃO DA LEI DE CAUSA E EFEITO

A recuperação do espírito enfermo, só poderá ser conseguida mediante a eliminação da carga tóxica que esta impregnada no seu perispírito.
Mas, embora o pecador já arrependido, esteja disposto a uma reação construtiva no sentido de purificar-se, ele não pode subtrair-se aos imperativos da lei de Causa e Efeito.
A cada atitude corresponde um efeito de idêntica expressão, impondo retificação de aprimoramento na mesma proporção, ou seja, temos que despender um esforço para repor as energias positivas do mesmo modo que despendemos esforço para produzir as energias negativas que se acumulam em nosso perispírito.

COMO ELIMINAR AS ENERGIAS TÓXICAS

1. EXPURGO FLUÍDICO DO PERISPÍRITO PARA O FÍSICO

E, assim, como decorrência de tal determinismo, o corpo físico que ele veste agora, ou outro, em reencarnação futura, terá de ser, justamente, o dreno ou válvula de escape para expurgar os fluídos deletérios que o intoxicam e lhe impedem de firmar a sua marcha na estrada da evolução.
As toxinas psíquicas, durante a purificação perispiritual convergem para os tecidos, orgãos ou regiões do corpo, provocando disfunções orgânicas, que conhecemos por nome de doença.

2. EXPURGO FLUÍDICO NOS CHARCOS DO UMBRAL

Quando o espírito não consegue expurgar todo o conteúdo venenoso do seu perispírito durante a existência física, ele desperta no Além sobrecarregado de energia primária, densa e hostil.
Em tal caso, devido à própria “lei dos pesos específicos”, ele cai nas zonas umbralinas pantanosas, onde é submetido à terapêutica obrigatória de purgação no lodo absorvente, eles se libertam, pouco a pouco, das excrescências, nódoas, venenos e das “crostas fluídicas” que nasceram no seu tecido perispiritual por efeito dos seus atos de indisciplina vividos na matéria.
Os charcos pantanosos do umbral inferior são do mesmo nível vibratório das manchas e placas, por isso, servem para drenar essas energias nocivas.
Embora sofram muitíssimo nos charcos umbralinos, isso os alivia da carga tóxica acumulada na Terra, assim como o seu psiquismo enfermo, depois de sofrer pela dor cruciante, desperta e corrige-se para viver existências futuras mais educativas ou menos animalizadas.

SOMENTE SÃO RETIRADOS DOS CHARCOS OS PECADORES QUE ESTÃO EM CONDIÇÕES DE SEREM ATENDIDOS

Os Espíritos socorristas só retiram dos charcos purgatoriais os pecadores que já estão em condições de uma permanência suportável nos postos e colônias de recuperação perispiritual adjacentes à crosta terráquea.
Cada um tem certo limite que pode aguentar em meio a estes charcos, então é resgatado mesmo que ainda não tenha expurgado todas as placas e reencarna onde continuará expurgando/drenando essas energias através das doenças que se manifestará no corpo físico.

3. EXPURGO FLUÍDICO PELA PRATICA DO BEM

Todo ato errado cometido contra a Lei de Deus adquire-se um Carma (Necessidade de Ajuste) e todo ato bom adquire-se um Dharma (Benefício).
Isto, quer dizer que todos os atos bons praticados, com abnegação, amor, desinteresse, etc., leva a diluição das toxinas engendradas em nós.

COMBATE ÀS DOENÇAS

A Doutrina Espírita não prega o conformismo, portanto, é lícito procurar a medicina terrena, que pode aliviar as dores e curar onde for permitido.
Se a misericórdia Divina colocou os medicamentos ao nosso alcance é porque podemos e devemos utilizá-los para combater as energias nocivas que desceram do perispírito para o corpo físico, mas não devemos esquecer que os medicamentos alopáticos combatem somente os efeitos da doença.
Os remédios materiais são formados de energia positiva extraída da natureza e dissolvem a energia negativa que está provocando a doença, mas não esqueçamos, apenas dissolvem as energias negativas a nível de corpo físico, não atingindo as energias negativas que estão no perispírito.
Quando as doenças estão presente no corpo físico, devemos combatê-la, buscar alívio, muitas vezes estas doenças nos exigem tratamentos prolongados, outras vezes necessitamos até de cirurgia, mas tudo isto faz parte da “Lei de Causa e Efeito”, que procura através deste processo doloroso nos despertar para uma reforma moral.
Qualquer medida profilática em relação às doenças, tem que se iniciar na conduta mental, exteriorizando-se na ação moral, que reflete o velho conceito latino mens sana in corpore sano.

FLUIDOTERAPIA E OS MEDICAMENTOS ALOPÁTICOS

Quando iniciamos um tratamento fluirdoterápico na Casa Espírita, se estivermos tomando remédios alopáticos sob orientação médica não devemos abandona-los.
Porque a fluidoterapia irá agir nas causas da doença e os medicamentos alopáticos no efeitos.
Afluidoterapia irá ajudar na eficiência dos medicamentos alopáticos.

O QUE JESUS ENSINOU SOBRE A CURA DAS DOENÇAS

O ensinamento do Cristo em relação às curas se resume em duas afirmações:
• A tua fé te curou (Você acreditou e mudou, eliminou a causa);
• Vai e não peques mais (Agora não repita os meus erros que te levaram a doença).

DESPREOCUPAÇÃO COM O CASTIGO DIVINO É IMPORTANTE

Considerando que todos os atos tem como causa ou matriz, o pensamento (do espírito), torna-se evidente que os que tem pensamentos imorais são enfermos da alma.
E, ao contrário do que estabelece a ética da maioria das religiões, as suas transgressões não ofendem a Deus; mas a eles próprios, exclusivamente.
É preciso reeducar-nos moralmente, não porque os outros nos impingem tal reeducação; a transformação moral deve ser uma coisa analisada, pensada, vivida, sem impositivos de outras criaturas.

PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELAS ENERGIAS NOCIVAS

Estados de indisciplina são os mais responsáveis pela convocação de energias primárias e daninhas, que depois enfermam o homem pelas reações do seu perispírito contra o corpo físico:
• Orgulho, avareza, ciúme vaidade, inveja, calúnia, ódio, vingança, luxúria, cólera, maledicência, intolerância e hipocrisia;
• Amargura, tristeza, amor-próprio ofendido, fanatismo religioso;
• Consequências nefastas das paixões ilícitas ou dos vícios perniciosos.

CADA ATITUDE CORRESPONDE A UM EFEITO

A cada atitude corresponde um efeito de idêntica expressão, que permanece como contraparte da sua existência impondo retificação, se negativo, ou aprimoramento, quando salutar.

ANÁLISE DO NOSSO COMPORTAMENTO

A causa das doenças está na nossa própria leviandade no trato com a vida.
Analisemos criteriosamente o nosso comportamento e veremos que os males que nos atormentam, persistirão, enquanto não destruirmos as causas, portanto soluções superficiais são enganosas!
Temos que lutar contra todas as aflições, mas jamais de forma milagrosa. Muitos buscam atalhos mas encontram em beco sem saída.



O QUE FAZ PARTE DO TEU DIA A DIA

Perdão
Ofensa

Elogio
Calúnia
Caridade
Egoísmo

Humildade
Orgulho
Compreensão
Intolerância

Otimismo
Pessimismo
Esperança
Desespero

Ânimo
Desanimo
Resignação
Revolta

Equilíbrio
Desequilíbrio
Bondade
Maldade

Amor
Ódio
Brandura
Violência

Colaborador
Rogativas Sem fim
Paz
Perturbação

Vontade
Preguiça

A CADA UM SERÁ DADO SEGUNDO SUAS OBRAS



A INDISCIPLINA MENTAL CRIA OS DISTÚRBIOS

A indisciplina mental – desencadeadora da distonia emocional e do desequilíbrio emocional e do desequilíbrio moral fixa, no psicossoma (corpo) do homem, as matrizes dos distúrbios, e criam campo vibratório para as ocorrências liberativas de energias funestas.
Produzindo áreas vibratórias de teor variado, conforme a diretriz que imprime no setor das idéias dando surgimento a fatores que respondem, nas experiências carnais futuras, por harmonia física e saúde ou por limitação e desconforto.
Cada criatura vive aquilo que elabora mentalmente ou o que de si mesmo tem feito através do comportamento a que se entrega.
Programado para a plenitude espiritual, alcança-a com esforço pessoal, mediante uma decisão firme ou através de marchas e contramarchas.


ESSES ENSINAMENTOS NOS TRANSMITEM ALGUMAS ADVERTÊNCIAS: 
 
• Procurar disciplinar sempre os pensamentos, os sentimentos e as emoções, refreando as explosões agressivas ou maldosas;
• Impedir que elas nos levam a descontroles mentais, sentimentais e emocionais, nocivos para o corpo e para o Espírito, uma vez que alteram o equilíbrio fluídico do Perispírito;
• Na necessidade de troca de experiência (convívio), com encarnados que apresentem profundos desequilíbrios, cuidar para que suas influências não nos levem desprevenidamente a condutas menos dignas;
• Pensar e agir dentro dos ensinamentos cristãos.


Fonte: bvespirita