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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Conscienciologia

A Conscienciologia é uma ciência não-convencional, dedicada ao estudo da consciência de forma integral,que foi primeiramente proposta pelo médico e médium brasileiro Waldo Vieira. A conscienciologia corrobora com a veracidade de fenômenos parapsíquicos, como por exemplo a experiência extracorporal, dando ênfase ao experimentalismo e adotando o que chama de paradigma consciencial, cuja abordagem seria também subjetiva e não somente objetiva. Pressupõe-se que a consciência, também chamada de ego, alma, espírito, self ou individualidade, possua uma existência própria que transcenderia a vida biológica.

Histórico


Visando ao detalhismo histórico, cabe informar que o termo conscienciológico foi descrito, ao que as pesquisas indicam, pela primeira vez pelo filósofo brasileiro Miguel Real e em sua obra "Filosofia do Direito", não sendo neologismo criado por Waldo Vieira.

Já o termo exato Conscienciologia, com esta grafia e principalmente com a acepção de um novo ramo de investigação científica, surge em 1979, na obra Projeções da Consciência[carece de fontes] (hoje já na 8ª edição).
A Conscienciologia surgiu da necessidade de se estudar a consciência (o eu, o self, a alma, o ego) a partir de uma abordagem que ao mesmo tempo não fosse limitada simplesmente ao cérebro e que também não enveredasse pelas linhas místico religiosas. Neste sentido, Waldo Vieira já vinha conduzindo, desde meados da década de 1960, estudos no campo dos fenômenos parapsíquicos, como pesquisador independente, e notadamente com a prática da experiência fora do corpo (projeção consciente). Nesta época, Waldo Vieira, que era companheiro de Francisco Cândido Xavier no movimento espírita, alegou que o escopo das descobertas e aplicações evolutivas possibilitadas pela experiência direta nas chamadas dimensões extrafísicas (popularmente conhecido como planos espirituais) ia muito além do que um movimento de cunho religioso poderia permitir, sendo então ele deixou as atividades do Espiritismo para dedicar-se à pesquisa prioritária da consciência, num novo ramo de conhecimento.
Numa abordagem científica subjetiva (conforme propõe o paradigma consciencial), este pesquisador procurava produzir os fenômenos parapsíquicos em si mesmo e realizava o cotejo com ampla literatura mundial, chegando a conclusões provisórias (as quais denominou de "Verdades Relativas de Ponta") que expunha então para debate com outras pessoas que tivessem (ou não) vivências semelhantes, visando a avaliação lógica.[carece de fontes]
Cumpre ressaltar, desta maneira, que diversos outros escritores pioneiros já haviam exposto os achados de suas experiências pessoais com o fenômeno da projeção consciente, tais como Sylvan Muldoon e Bob Monroe,e muitos outros, citados com ampla referência na obra Projeciologia pelo próprio Vieira. Também cumpre lembrar a existência de relatos dos fenômenos projetivos ao longo de toda a história humana, remontando aos antigos gregos, com o provável primeiro relato de projeção/EQM tendo sido registrado por Platão em sua obra "A República" (Livro X), em que conta a suposta experiência do soldado Er, o Armênio. Também no antigo Egito, na bíblia hebraica e mesmo em inscrições rupestres há quem suponha haver referências a tais temas, interpretados à luz de sua cultura antiga, entre outros exemplos.
Assim, foi crescendo o número de interessados nesta proposta, principalmente após a publicação, por parte de Waldo Vieira, do tratado científico Projeciologia – Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, em 1986, atualmente em sua décima edição, contando com 1907 referências bibliográficas. Nesta obra, Vieira reúne suas hipóteses, teorias e conclusões como praticante da projeção consciente desde os 9 anos de idade aliado à extensa consulta bibliográfica, constituindo a obra técnica mais completa sobre o assunto na literatura mundial. Nos primeiros capítulos da obra Vieira detalha as bases científicas de sua proposta, deixando claro que não se trata de uma proposição mística ou religiosa, mas sim científica, embora não da forma convencional ou "fisicalista". A 1ª edição da obra foi doada e distribuída para as principais bibliotecas públicas, universitárias e de centros de pesquisa do país.
Em 1988 foi fundado o IIP, Instituto Internacional de Projeciologia, com objetivo de aprofundar os estudos e expandir a divulgação da Projeciologia. Dois anos depois foi realizado o 1º evento sobre o assunto, denominado CIPRO:

  • I Congresso Internacional de Projeciologia, Junho de 1990, 12/1987, Rio de Janeiro-RJ.

O Congresso contou com a participação de renomados pesquisadores internacionais do fenômeno da experiência fora do corpo, tais como D. Scott Rogo e Janet Lee Mitchell.

A projeção consciente tem se mostrado uma eficaz ferramenta para a expansão das concepções da realidade e da evolução, segundo seus praticantes e pesquisadores. Entretanto, o estudo da consciência é muito mais amplo, dado este objeto ser o mais complexo e multifacetado de que se tem notícia, mesmo sob a ótica de pesquisadores das neurociências convencionais. Por este motivo, a Projeciologia foi definida por Vieira como subcampo da Conscienciologia.
A proposta da Projeciologia, a subespecialidade da Conscienciologia que estuda as projeções da consciência, nos termos posteriormente propostos por Vieira, segundo o próprio Vieira, teria ainda sido proposta inicialmente pelo escritor francês Balzac, em sua obra "Lois Lambert", obra tida como parcialmente autobiográfica, na qual relata experiência projetiva autocomprovada, e propõe a estruturação de uma nova ciência para o estudo do fenômeno e suas implicações.

A primeira referência escrita que se tem da Conscienciologia coincide provavelmente com o lançamento da obra Projeciologia, em 1986. Foi neste tratado que a Projeciologia foi formalmente vinculada à Conscienciologia. Em 1987 algumas teorias conscienciológicas foram apresentadas ao público, num simpósio proposto pela UNICAMP:

  • I SIMPÓSIO BRASILIERO DE CONSCIÊNCIA CONTÍNUA, 1. SBCC, 12 a 13/12/1987, Centro de Convenções da Unicamp, Campinas-SP.

Uma das teorias lá defendidas foi a Teoria do Homo sapiens serenissimus, que retrata os níveis superiores da escala evolutiva da Consciência. Do evento participaram 142 pessoas, procedentes de 8 estados brasileiros.

Fundamentos


Explanação e Terminologia

A Conscienciologia é o estudo da consciência em todas as suas formas de manifestação, ou seja, em todas as dimensões e principalmente considerando o aspecto da bioenergia. A consciência renascida nesta dimensão física denomina-se conscin (consciência intrafísica). Já a consciência extrafísica (consciex) seria a consciência que já passou pela desativação ou morte do corpo intrafísico). Estuda a consciência – ser, ego, alma, self, princípio inteligente – e suas diversas formas de manifestação. A consciência é você, um ser vivo autoconsciente que se manifesta em outras dimensões fora da vida humana. O termo conscienciologia vem do Latim: conscientia – com conhecimento e do Grego: logos – estudo. Estuda a consciência "inteira", considerando todos os seus corpos, dimensões e existências, em um enfoque integrado. A consciência é a nossa realidade maior, mais do que a energia e a matéria, outras de nossas realidades. Nossa consciência não é o corpo físico nem um subproduto do cérebro humano. Na realidade, podemos nos manifestar além do corpo humano e, portanto, do cérebro. Esse fato pode ser verificado através das experiências fora do corpo.
A consciência pode se manifestar a partir de 4 estados básicos: 

Estado consciencial intrafísico. Corresponde ao estado de consciência na dimensão física, imersa na matéria vitalizada do corpo físico.
  1. Estado consciencial extrafísico. Corresponde ao estado de consciência na dimensão extrafísica, após ter desativado o corpo físico (morte biológica) ou antes do renascimento.
  2. Estado consciencial projetivo. Corresponde ao estado de consciência projetado para fora do corpo físico, aquele em que o indivíduo se encontra temporariamente com seus veículos de manifestação em descoincidência.
  3. Estado de consciência contínua. Corresponde ao estado de consciência completamente lúcido, no qual a pessoa percebe todo o processo de separação dos corpos, a soltura do energossoma, do psicossoma, podendo chegar à soltura do mentalsoma ou à projeção mental.
Para se manifestar a partir desses 4 estados conscienciais básicos, a consciência utiliza seu conjunto de corpos, ou seja, o holossoma:
  1. Soma: corpo humano.
  2. Energossoma: corpo energético.
  3. Psicossoma: corpo emocional.
  4. Mentalsoma: corpo mental.
Na vigília física, esses veículos estão coincididos. Na vida não-física (extrafísica), quando estamos projetados ou no estado extrafísico, ocorre a descoincidência entre esses veículos de manifestação consciencial, levando-nos a nos manifestar em múltiplas dimensões, além da dimensão física.

A consciência é multiexistencial. A vida humana atual é apenas uma dentre as várias existências da consciência. Já vivemos muitas vidas no passado e viveremos muitas outras no futuro. Em Conscienciologia, essa série de existências da consciência recebe o nome de seriéxis.

A base de manifestação de todas as consciências é constituída por 3 componentes indissociáveis, a que denominados de PENSENE: a idéia ou pensamento (PEN), a emoção ou sentimento (SEN) e a energia (ENE).

A consciência penseniza o tempo todo, ou seja, elabora pensamentos e emite energias sadias ou patológicas, conforme seu estado consciencial. Assim, interage emitindo e recebendo pensenes, em qualquer dimensão (física ou extrafísica) em que se encontre. Tal fato reforça a importância de conhecer mais a fundo seu padrão de pensamento, para identificar padrões externos e ser capaz de perceber quais os seus pensenes e quais os dos outros com os quais está interagindo. Daí a importância de promover a higienização ou a profilaxia dos próprios pensenes, para manifestar-se de modo mais sadio e maduro no local ou ambiente onde atua.

A partir dessas abordagens de estudo da consciência, a Conscienciologia oportuniza a potencialização de várias posturas prioritárias à evolução:
  1. Entendimento da indestrutibilidade da consciência.
  2. Vivência de emoções e sentimentos racionalizados.
  3. Melhoria da capacidade de discernimento.
  4. Reconhecimento de si próprio como agente catalisador da evolução de todos.
  5. Organização racional das próprias ideias.
  6. Ampliação do nível de originalidade do seu trabalho pessoal.
  7. Obtenção de um nível máximo de desrepressão.
Especialidades 

A Conscienciologia, ciência multidisciplinar e multidimensional, exige análise acurada de suas especialidades e sub-especialidades. O quadro sinóptico a seguir, mostra as interrelações dessas especialidades, considerando como critério de ordenação, a abrangência espacial em 6 Ordens Lógicas. A elaboração do quadro sinóptico constitui-se de maneira análoga a um estudo anatômico, através do qual vamos situando espacialmente cada elemento (especialidade) em relação aos outros (partes) e ao todo (Conscienciologia).

O conjunto dos veículos de manifestação da concin é denominado Holossoma (gr. ὁλό, holó, "inteiro, todo" e σῶμα, soma "corpo"). Este é composto por mais 4 corpos: soma (corpo físico), energossoma (corpo energético, duplo etérico), psicossoma (corpo astral) e mentalsoma (corpo mental ou do discernimento).

Após a morte biológica, a consciência estaria num período entre-vidas e se manifestaria sem o soma, até renascer, reconstituindo um novo corpo físico.

A natureza multidensional da consciência fica evidenciada durante o fenômeno da experiência fora do corpo (projeção da consciência) quando ela pode se manifestar de forma lúcida em outras dimensões de espaço-tempo além da dimensão física que conhecemos, empregando os corpos não físicos que constituem o seu holossoma.

Além de estar sujeita as forças básicas da natureza, a consciência também interage por meio de bioenergias (energia vital, prana, orgonio, Qi) com outras consciências, com outros seres vivos, com o ambiente. Por meio das bioenergias a consciência interfere e sofre interferências do meio.

O estudo da Conscienciologia, com base nesses pressupostos, constitui um Paradigma Consciencial, um novo modelo de ideias, distinto, portanto, do Paradigma convencional, adotado pelas ciências tradicionais. 

“Princípio da descrença”

O Princípio da descrença definido como como "Não acredite em nada, experimente e tire suas próprias conclusões" é adotado sem exceções na Conscienciologia para evitar crença cega nos fenômenos parapsíquicos, incentivando a comprovação destes apenas através da experimentação pessoal. 

Críticas positivas e negativas à Conscienciologia

Religião. A Conscienciologia é confundida com a religião e outras linhas de conhecimento místicas ou esotéricas. Fato é que as religiões possuem carácter filosófico forte, mas pesquisa científica quase inexistente. Por outro lado, religiões como a Espírita apresentam algumas atividades de pesquisa e ainda assim são religiões. No âmbito religioso muitas coisas são explicadas através de crenças e dogmas. Em em 2011 foi lançado o livro "Onde a Religião Termina?" do autor Marcelo da Luz, uma obra de pesquisa conscienciológica que procura explicar, como sujere o título, tais limitações científicas das crenças em geral. E realça também, em sua argumentação, o fato de a Conscienciologia não ser uma religião.
Vocabulário. Segundo Stoll o rebuscamento linguístico usado na Conscienciologia seria o atributo de um layout "pretensamente científico".
Paradigma. A Conscienciologia é considerada uma pseudociência por muitos pesquisadores da ciência convencional por afirmar transcender a abordagem fisicalista (onde a abordagem clássica do objeto pelo observador predomina), e sugere uma mudança de paradigma, onde todas as pesquisas precisam levar em conta aspectos subjectivos (onde o observador é o próprio objeto). Para a Conscienciologia a "autocomprovação" é mais importante que a "heterocomprovação". Fora isso denota ampla liberdade de investigações, como descrito na obra "700 Experimentos da Conscienciologia". Algumas opiniões da comunidade científica consideram a Conscienciologia meramente uma corrente dissidente do Espiritismo criada por Vieira.Por motivo semelhante a Conscienciologia também recebe críticas da comunidade espírita.
Onomástica. Nos Estados Unidos a Conscienciologia é muitas vezes erroneamente confundida com a Scientology, por ter um nome parecido em inglês (Conscientiology).
Neologismo. Vieira e seus colaboradores sugerem novos termos técnicos, como por exemplo a palavra "Ressoma" ao invés de "Reencarnação". Vale-se ressaltar duas vantagens do neologismo: a) deixar de usar um termo antigo, de significado restritivo (muitas vezes, de cunho religioso); b) utilizar um termo que compreenda melhor a realidade do objeto em questão.
Obras. A obra "Homo Sapiens Reurbanisatus", também de Vieira, apresenta de certa forma repetições de outras de suas obras. Está obra também contém uma seção "gigante" de referências. Um exemplo da bibliografia exaustiva, uma marca registrada de Vieira.

Fonte: Wikipédia e iipc.org.br

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