Pages

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Controle sua Mente

Livre-se dos maus pensamentos
Hoje muitas pessoas sofrem de ansiedade, tensões, depressão. Elas buscam remédios que apenas aliviam os sintomas, mas não vão na causa. Tudo começa na mente negativa, na turbulência de pensamentos inquietantes, em medos imaginários.
Nossa mente é como um aparelho de rádio que recebe todas as espécies de mensagens através das ondas do rádio. Nossos pensamentos são como mensagens radiofônicas, transmitidos através do éter, captados e transmitidos de pessoa a pessoa.
O pensamento é uma força sutil e dinâmica. A velocidade do pensamento é muito maior que a da luz e ele se propaga instantaneamente. Tem um poder muito grande e é contagiante.
Uma pessoa equilibrada difunde ao seu redor pensamentos de harmonia que entram nas mentes de outras pessoas e produzem sentimentos de paz e harmonia. Em contraste com isto, uma mente negativa com raiva, inveja transmite esses pensamentos negativos que entram em outras mentes, produzindo pensamentos e sentimentos de violência e conflitos.
A lei "os semelhantes exercem mútua atração" funciona também no mundo do pensamento. O semelhante atrai o semelhante. Você rejeita e absorve os pensamentos de acordo com seu mundo interno. Se você está positivo, assimila pensamentos positivos, de prosperidade, alegria. Se estiver negativo, sua mente é receptiva às vibrações negativas e assimila pensamentos de medos, tristeza, raiva, inquietação.
Assim como você exercita seu corpo fazendo caminhadas, ginástica, esportes, para manter a saúde física, você precisa manter a saúde mental pela recepção de ondas corretas de pensamento. Precisa mudar sua atitude interior, aprender a relaxar, a apaziguar corpo e mente e cultivar pensamentos bons e positivos.
A saúde do corpo começa na mente. Todo pensamento é transmitido às células e exerce influência sobre o corpo. Se na mente existir emoções e pensamentos negativos, eles serão transmitidos através dos nervos para cada célula do corpo. A tristeza na mente enfraquece o corpo. As células que atuam como soldados defendendo o corpo, se enfraquecem, tornando-se ineficientes. Isto diminui a força vital e produz a doença.
O sorriso envia para o cérebro uma mensagem que tudo está bem. Isto aumenta a serotonina no cérebro produzindo um estado de bem-estar e seu sistema imunológico fica mais forte. Sorria. Confie, ria, celebre a vida com um coração agradecido. 

Aprenda a observar a sua mente

Comece a observar atentamente como vários pensamentos inúteis, de preocupação, do passado ou do futuro surgem em sua mente e fogem de seu controle. Um pensamento conduz a outro e você vai se tornando agitado. Observe como se torna tenso quando se deixa envolver por estes pensamentos. Você fica remoendo mágoas, reproduzindo mentalmente cenas conflitantes e gerando assim raiva e sofrimentos inúteis.
Perceba o que acontece em sua mente antes destes pensamentos formarem estas ondas negativas trazendo aflições e ansiedade. Quando detectar isto, diga para você mesmo:

"Olha eu aí de novo... Olha eu alimentando isto de novo".

"Para que pensar isto e causar sofrimento para mim? Isto é mente negativa".
E deste modo, corte o mal pela raiz. Este método é infalível. Quando a mente perceber que está sendo observada, que agora tem alguém no comando, ela vai se tornando menos resistente, mais dócil e se torna mais fácil controlá-la.
Antes de sua mente disparar com tantos pensamentos, pare com esta inquietação. Procure se concentrar no que está fazendo. Converse com sua mente. Explique a ela que no momento certo você fará o que tem de ser feito, que tudo acontece para melhor. Acredite em você e na sua mente positiva que é sua verdadeira amiga.
Não permita que a mente permaneça nos velhos sulcos, nos antigos padrões mentais e hábitos antigos de pensamentos. Pratique a vigilância. Mantenha-se alerta. Compreenda que você pode afastar os pensamentos desnecessários, negativos, de irritação, de tristeza, de medos. Cultive pensamentos proveitosos, benéficos e úteis. Aprenda a estar presente no momento presente.
Comece a praticar isto agora mesmo. Não desanime se no princípio achar que é difícil ou até impossível. Muitos destes pensamentos negativos estão morando em seu interior há muito tempo e eles se sentem donos de sua mente; não vão querer sair com facilidade. Tenha a coragem de mudar e ser livre para ser mais feliz. Seja persistente e determinado!
Ao perceber, algumas vezes ao dia, um pensamento negativo e imediatamente substituí-lo por um pensamento oposto, você começa a exercer seu poder de escolha.Você começa a usar o poder da mente a seu favor. Você compreende que pode parar de sofrer. Você adquire o apoio de uma mente tranquila, amável, mais silenciosa e pacífica.
A maioria das pessoas nem mesmo começa a tentar, e a maioria daqueles que começam, não se lembram de continuar a fazê-lo. Todavia, se você for persistente e estável, pode criar o hábito do pensamento positivo. Em vez do hábito da preocupação e tristeza, desenvolva o hábito da alegria e felicidade.
A maioria de nós tem sido condicionada a pensar negativamente. Isto se tornou um velho hábito e parece perfeitamente natural. Todavia, você pode apagar o velho condicionamento e criar tendências positivas. 

Para experimentar um sentimento você tem que primeiro produzir o pensamento que é responsável por este sentimento. Quando se sentir triste, deprimido, desanimado, observe seu pensamento -- com certeza você alimentou um pensamento negativo. Sem pensamento negativo não pode existir a depressão, o estresse, a angústia. Você mesmo alimenta seus conflitos, irritação e ansiedade com a força de seu pensamento.
Precisamos compreender que passado é passado e não adianta ficar remoendo o que já passou, se torturando, se culpando e sendo assim seu próprio inimigo. Sentir mágoas e guardar ressentimentos não muda as situações, apenas perturba nossa mente e causa infelicidade. Não é errado se lembrar do passado, mas precisamos nos libertar dos sentimentos negativos ligados aos acontecimentos.
Se você tem uma pedra em seu sapato, você a tira. Descalça o sapato, o sacode e senti alívio imediato. Você precisa compreender que também pode remover um pensamento negativo da mente. Basta decidir fazer isto. Escolher o que pensar. Escolher optar por ser mais feliz.
Pratique o doce autoesforço. Permita que a jóia da paciência emerja de seu próprio ser e brilhe. Desenvolva o poder do pensamento positivo e colha seus frutos benéficos, vivendo com mais entusiasmo e tranquilidade.Fique em paz!
A raiva dos desejos insatisfeitos, desde criança, gera muita frustração, insegurança e muitos medos. Com o passar dos anos, essa raiva acumulada cria a depressão e o pânico.
A pessoa acha que nunca é suficientemente boa e que algo de ruim pode acontecer a qualquer momento. E assim, alimenta pensamentos negativos que se tornam como uma bola de neve, destruindo sua paz e alegria. Ela se sente prisioneira dentro de sua própria mente.
Passa a viver escravizada pela mente que se torna sua própria inimiga. Essa mente fica no comando, criando fantasias, vivendo de expectativas negativas pelo futuro ou presa no passado, carregando um pesado fardo de emoções negativas.
Como ser feliz assim? Como realizar o próprio potencial, ter sucesso na profissão, ter harmonia nos relacionamentos e equilíbrio na vida?
O domínio da mente negativa vai se tornando tão poderoso que algumas pessoas dizem não ter cura e desistem de lutar.
Mas isto não precisa se tornar uma prisão sufocante. Você tem escolhas. Pode se libertar dessa mente inimiga.

Comece pensando o que quer. Não pense o que não deseja. 
 
Quando perceber que está projetando acontecimentos negativos para o futuro, pare e pense: “É isto que eu quero? “Eu desejo fracassar”? “ Eu desejo que essas coisas ruins aconteçam?”

Com certeza, a resposta será não. Então não permita que a mente torture você.

Vigie a mente: substitua pensamentos negativos pelo seu oposto 

Não consegui nada de um dia para o outro. Com perseverança, pratiquei a vigilância sobre minha mente, cortando e substituindo os pensamentos negativos por seus opostos e pelo mantra Om Namah Shivaya = Eu honro Deus que habita em mim.
É necessária a vontade hábil e forte da alma, a aspiração de se libertar das amarras dessa mente inimiga. E com muita constância, praticar a vigilância sobre os pensamentos. Para esse treinamento interno, as práticas de relaxamento e meditação ajudam muito.
Invista em você mesmo e pratique com perseverança. Fique em paz! Namastê! Deus em mim saúda Deus em você.

Referências bibliográficas:
O poder do pensamento pela Ioga. Sivananda,Swami. Ed. Pensamento. Não faça tempestade em copo d'água...e tudo na vida são copos d'água. Carlson,Richard. Ed. Rocco


Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/equilibre_se_pensamento.htm

2 comentários:

Sissym disse...

Janilton, eu venho exercitando continuamente a minha mente. É tão facil desviar o pensamento, perdendo o foco do que importa, do que faz a boa diferença e nos faz uma pessoa mais evoluída.

Beijos e otima semana!

Janilton disse...

Que bom Sissym que está sendo fácil para você desviar o pensamento. Mente Sã, Corpo São.

O que precisamos ter em mente e o que importa realmente para nós, é ouvir e praticar os ensinamentos do Mestre Jesus, que não andemos ansiosos com as coisas deste mundo. Infelizmente a concupiscência tem devastado muitas almas. A ânsia por coisas materiais tem tirado a paz de muitos. Direcionar nossos pensamentos na obra do Senhor, com certeza é ter paz e saúde espiritual.

Abs.