Pages

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Afabilidade e Doçura

No exercício da afabilidade e da doçura, que atrairá em teu favor as correntes da simpatia, compadece-te de todos e guarda, acima de tudo, a boa vontade e a sinceridade no coração.
Não será porque sorrias a todo instante que conseguirás o milagre da fraternidade. A incompreensão sorri no sarcasmo e a maldade sorri na vingança.
Não será porque espalhes teus ósculos com os outros que edificarás o teu santuário de carinho. Judas, enganado pelas próprias paixões, entregou o Mestre com um beijo.
Por outro lado, não é porque apregoas a verdade, com rigor, que te farás abençoado na vida; a irreflexão no serviço assistencial agrava as doenças e multiplica os desastres.
Com a franqueza agressiva, embora tocada de boas intenções, não serás portador do auxílio que desejas, conseguindo gerar tão somente o desespero e a indisciplina.
Não será com o elogio público ou com a acusação aberta que ajudarás ao companheiro; quase sempre, o louvor humano é uma pedra no caminho e a queixa, habitualmente, é uma crueldade.
Sorrisos e palavras podem estar simplesmente na máscara.
Na alegria ou na dor, no verbo ou no silêncio, no estímulo ou no aviso, acende a luz do amor no coração e age com bondade.
Cultivemos a brandura sem afetação; e a sinceridade, sem espinhos.
Somente o amor sabe ser doce e afável, para compreender e ajudar, usando situações e problemas, circunstânclas e experiências da vida, para elevar nosso esplrito eterno ao templo da luz divina. 

Emmanuel
AFABILIDADE
A AFABILIDADE E A DOÇURA
COM UM BEIJO
DOÇURA, PACIÊNCIA, BONDADE
OLÁ, MEU IRMÃO

2 comentários:

Sandra Campos disse...

Oi Janilton!
São conteúdos de grande relevância para o conhecimento e aprimoramento do nosso ser. Estou maravilhada com a quantidade de leituras de ensinamentos que nos ajudam a evoluírmos espiritualmente. Excelentes autores escolhidos e postagens. Parabéns.

Janilton disse...

Obrigado Sandra pelas visitas ao blog. Olha, eu criei o blog na intenção de levar para as pessoas ótimas leituras para que as mesmas leiam e reflitam, meditem e mudem suas vidas com os excelentes ensinamentos de grandes autores da Doutrina Espírita e o psicólogo Antonio Carlos Alves de Araújo, inclusive este último, tem me enviado por e-mail suas postagens para serem publicadas no blog. Todos nós passamos por tribulações na vida, felicidades entre outros, só que devemos entender o porque passamos por tantas coisas. Para alguns as respostas chegam cedo nos seus discernimentos, para outros, chegam um pouco mais tarde, e têm muitos que passam pela vida sem se darem conta dos seus erros e erram até o fim, sofrem, se lastimam e ainda defamam Deus pelo que estar acontecendo em suas vidas. São espíritos que ainda não evoluíram.
Jesus Cristo, foi, é e sempre será Nosso Mestre Maior; nos ensinou a amar, perdoar e que extraordinário, nos mostrou o caminho que nos levam a salvação. Jesus Cristo é a Sabedoria Maior. Sua palavra salva, cura e liberta. Abração!