Pages

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A Luz da Razão

Os Espíritos Superiores legaram aos homens os fundamentos da Doutrina, para que, a partir deles, os homens saibam raciocinar na solucão de seus problemas na Terra.
Na Codificação, nem tudo foi colocado de maneira explícita: nem poderia ser diferente.
Os homens necessitam aprender a assumir a sua parcela de responsabilidade.
Não se pode querer que tudo venha dos Espíritos... Seria muito cômodo, se tudo nos chegasse do Alto sem esforço intelectual.
A Doutrina é um edifício em construção - os seus alicerces estão solidamente fincados, mas as suas paredes estão, gradativamente, sendo erguidas.
Devemos, pois, evitar posições inflexíveis.
A sua parte ética, baseada no Evangelho de Jesus, é imutável; a parte doutrinária, contudo, comporta naturais desdobramentos...

Espiritismo é Fé Raciocinada. Tudo deve ser considerado e reconsiderado, à luz da razão.
O que hoje nos parece improvável ou pouco provável, amanhã pode se nos constituir em certeza.
A Criação é dinâmica e o pensamento humano está em elaboração.
Quando surgem, as grandes verdades são sempre contestadas.
Sobre ponto algum da Doutrina devemos dogmatizar, sob pena de entravar-lhe o progresso. 

FCX

2 comentários:

Claudine Ribeiro G. Netto disse...

Olá amigo Janiltom, excelente texto. Muito de nossos antepassados precisam de nossa ajuda, podemos ajudá-los sim com nossas boas ações e sentimentos puros, é muito errado pedirmos sua ajuda pois eles ficam sofrendo vendo-nos sofrer e muitos deles sem poder nos ajudar, pois só aqueles com espírito elevado e que tem permissão é que podem fazer isso. O que nós podemos fazer se eles tiverem a permissão é pedir uma orientação em sonho, não pedir coisas materiais que é muito errado e é pedir muito para eles. Nós somos a soma de nossos antepassados e ancestrais e temos o deve de ajudá-los, eles devem ser tudo para nós.

Abração.

Rosana Madjarof disse...

Janilton,

Muito lindo esse texto.

Muitas pessoas pensam que tudo cai do céu, e que é só pedirem que tudo acontecerá. Se não houver esforço, nada conseguiremos, pois a espiritualidade nos ajuda e nos ampara, mas precisamos ser merecedores dessa ajuda.

Adorei!

Bjs.

Rosana.