Pages

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Natal/RN



Vista aérea da cidade
Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Pólo Costa das Dunas. A cidade nasceu as margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil numa região chamada "esquina do continente" distante a 2.507 quilômetros de Brasília É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim.

Morro do Careca - Praia de Ponta Negra
Capital menos violenta do Brasil,décima-quarta cidade mais segura do Brasil, e terceira cidade com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, é a vigésima-primeira cidade mais populosa do país, detendo em 2009, uma população de 806.203 habitantes (ou 1.312.123, contando a região metropolitana). Há controvérsias com relação a população da cidade. Pesquisas não-oficiais indicam que Natal já teria ultrapassado 1 milhão de habitantes. Atualmente a cidade cresce num ritmo alucinante. Só a Zona Norte tem uma população de 440 mil habitantes, sendo assim quase que impossível a cidade toda ter pouco mais de 800 mil moradores. 
Atrai aproximadamente um pouco mais de um milhão e meio de turistas ao ano por dotar de muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal; o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil (dado de 2005), e a cidade mais visitada por portugueses. O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como melhor destino turistico do Brasil em 2007, e também é uma das cidades com o maior número de leitos turisticos do Brasil, sendo aproximadamente 28 mil..
Praia dos Artistas
Historicamente, a cidade também teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustivel no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com Suez, Gibraltar e Bósforo. É o trigésimo-nono maior PIB municipal da nação, sendo que sua economia não se resume só no turismo, mas também no comércio, indústria e construção civil, tanto que foi eleita a quarta melhor cidade do Nordeste para se trabalhar e a capital do Nordeste em que se paga melhor a um trabalhador em um emprego formal no Nordeste do Brasil tendo também o quinto maior poder de compra por parte da população no Brasil. É terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo e do poeta Ferreira Itajubá, possuindo monumentos históricos como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, ambos no Centro Histórico de Natal, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o maior cajueiro do mundo, o Parque da Cidade e praias como Ponta Negra, Genipabu e Pipa.

Forte dos Reis Magos
É a capital brasileira mais próxima do continente europeu,estando situada numa espécie de triângulo natural com um vértice para o norte, que é banhado de um lado pelo Rio Potengi e de outro pelo Oceano Atlântico, recebendo ventos constantes, condição que lhe concedeu o título, segundo a NASA, de cidade detentora do ar mais puro e renovável do continente sul-americano. Está localizada no litoral do estado, numa região essencialmente cercada de dunas com uma altitude média de trinta e três metros acima do nível do mar.

Ponte Newton Navarro
A Ponte de Todos - Newton Navarro está localizada na cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Ela liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.

A principal finalidade é a desobstrução do tráfego da Ponte de Igapó, melhorar o acesso ao futuro Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e a novos empreendimentos que vem se instalando na região norte, além de facilitar e aumentar o fluxo de turistas no litoral norte e facilitar a saída dos moradores da Zona Norte para os bairros do centro da cidade e outras zonas da capital.

O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar.

Palácio Felipe Camarão (sede da prefeitura)
O Palácio Felipe Camarão foi inaugurado em 1922 e atualmente é a sede da prefeitura da cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Localizado no centro da capital, no bairro da Cidade Alta, foi construído em arquitetura eclética, mesclando influências de estilos arquitetônicos diversos. Seu nome homenageia Filipe Camarão - um dos maiores heróis da história da expulsão holandesa no Nordeste.

Teatro Alberto Maranhão
O teatro Alberto Maranhão é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, foi projetado pelo engenheiro José de Berredo e teve suas obras inciadas em 1898, sob a direção do major Teodósio Paiva. Foi inaugurado no ano de 1904, sendo que na época, o teatro era denominado Carlos Gomes.
No segundo Governo de Alberto Maranhão, o teatro fechou para a realização de uma reforma, sendo reinaugurado pela "Gran-Campañía Española de Zarzuela, Òpera y Opereta Pablo López", em 19 de julho de 1912, com a opereta “Princesa dos dólares” de Leo Fall.
Em 1957, o prefeito de Natal Djalma Maranhão, mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão. Em 1959 teve nova reforma, sendo reaberto em 24 de março de 1960.
A Fundação José Augusto, iniciou uma nova reforma em junho de 1988, incluindo camarins, salão nobre, jardim, platéia e palco, buscando restaurá-lo sob supervisão técnica da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Em 2004, a ocasião do seu centenário, mais uma reforma foi feita focada na acessibilidade, revitalização e climatização do espaço.

O Pórtico de Natal ou Pórtico dos Reis Magos é um monumento construído às margens da BR 101 dando boas-vindas a quem chega à cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, Brasil.
É basicamente uma estrela cadente feita em concreto protendido, pintada de branco, que à noite fica iluminada, cortando de um lado a outra a BR-101 e, abaixo dela, uma estátua dos Três Reis Magos também iluminada. É comum ver vários turistas tirarem fotos próximo ao pórtico. É a maior obra desse tipo no Brasil

Formada por dez municípios, a Região Metropolitana de Natal (RMN) apresenta-se como uma das regiões de maior dinamismo econômico e social do Rio Grande do Norte. Do ponto de vista da urbanização, apresenta uma acentuada diferença, pois a população rural de alguns municípios é superior à população urbana.

A RMN corresponde a 5,16% do território estadual abrangendo uma superfície de 2.722,80 quilômetros quadrados. Sua população (segundo o censo populacional de 2010 do ibge) atingiu 1.350,840 habitantes. Isto já representa 42% da população do Rio Grande do Norte. Além mais, 48% do Produto Interno Bruto do estado vem da região.

O maior município em área territórial é Ceará-Mirim com 739,686 km². Já Vera Cruz é o menor, com 92,117 km².

 Fonte:  texto do wikipédia

3 comentários:

joselito bortolotto disse...

Cara, ja fui a passeio em Natal, gostei muito, só aquele vento cortante da tarde que é meio chato ...

edilene - amor disse...

nossa
seu blog
ta crescendo
vai deixar de ser blogoteko e ser
shopingblog

brincadirinha tá
bjs

Claudine Ribeiro G. Netto disse...

Nossa cidade é isso que você escreveu e muito mais. Há bela foto.
Um abraço.